Manutenção

Segurança Contra Incêndio e Pânico

Fire Safety Service

Manutenção

Mangueiras de Incêndio

Inspeção Manutenção e Teste Hidrostático

manutencao-mangueira2 manutencao-mangueira

Toda Mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ensaiada hidrostaticamente antes de ser colocada em uso (para mangueira novas pode ser aceito o certificado de ensaio emitido pelo fabricante).

Os ensaios hidrostáticos devem ser realizados com a prioridade anual ou toda vez que a mangueira for utilizada em situação de combate a incêndio.

Inspeção

O serviço da inspeção deve ser realizado por empresa capacitada e credenciada no CBMERJ.

Aparelhagem necessária

a) Banca ou pista de ensaio de comprimento de 17 M ou maior, de acordo com as necessidades especificas, lisa e leve de rebarbas, contos vivos, pontos pontilhados, obstáculos e qualquer outra irregularidade que possam danificar a mangueira.
b) Trena com resolução de 0,01 M.
c) Equipamento de pressurização Hidrostático com razão de incremento de 260 kpa por minuto.

Tipo de Mangueira Pressão de ensaio KPA (Kgf/cm²)
1 1170 (12)
2, 4 e 5 1665 (17)
3 1765 (18)

As mangueiras que apresentam vazamento próximo as uniões poderão ser reutilizadas desde que o seu comprimento seja de máximo 2%.

Manutenção em sistemas fixos de combate a incêndio

Canalização preventiva contra incêndio: O sistema de Pressurização deve ser testado mensalmente e deve ser verificado possíveis vazamentos em todos os andares.

Rede preventiva contra Incêndio: O sistema de pressurização deve ser testado mensalmente e deve ser verificado possíveis vazamentos em todos os andares.

Na ausência de motobomba e motor a explosão, os motores devem ser ligados manualmente.

Sistema de Sprinkler

rede_de_sprinkler
a-importancia-da-conservacao-e-manutencao-de-sprinklers

O sistema de Pressurização deve ser testado mensalmente, as válvulas de governo e alarme, devem ser tratadas através dos drenos de teste. Os bicos devem ficar desobstruídos e livre de resíduos de tinta ou outro material de acabamento.

Sistemas fixos de CO2

rede-CO2

Os quadros e detectores de funcionamento, devem ser testados de forma periódica. Os cilindros devem ser retestaeverificados semestralmente através de pesagem ou verificação de nível de líquido com ultrassom e devem ser retestados a cada 5 anos.

Sistemas de Para-raios

sistema-de-para-raio-spda-c-22
sistema-de-para-raio-spda-c-23

Os sistemas de proteção contra descargas eletro atmosféricas (para-raios) deve sofrer manutenção periódica a cada 6 meses. Essa manutenção consiste na verificação da integridade física de todos os componentes do sistema incluindo captores, cabos de aterramento e isoladores. O sistema de aterramento deve ser avaliado pela medição de sua resistência ôhmica de acordo com o previsto na NBR 5419.